segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Seja um Jovem Popular!

Espaço Aberto!
 
 Pra que a galera se conheça melhor, pra os que gostam de comunicação, e interação com outras pessoas está aí um espaço legal não só pra quem é do Projovem, mas para os que se interessarem...

POSTE AQUI OS SEGUINTES TÓPICOS:
  1. NOME:
  2. IDADE:
  3. MSN:
  4. ORKUT (email do orkut):



Indique esta Página a um Amigo!
Nome do Amigo:

Email do Amigo:

Seu Nome:

Seu Email:




domingo, 30 de agosto de 2009

PROJOVEM - Esporte!



PROJOVEM - Album :)



II Jogos do PROJOVEM em Utinga



Núcleo de Lagoa Bonita



Oficina de Pintura e Telas



1º Arraiá do CRAS!!!



Capacitação Caravana do Lazer



2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



1º Mutirão da Cidadania



Natal dos Idosos



Palestras Comunitárias



PROJOVEM - Reunião com os Pais Sacramento Núcleo



PROJOVEM - Aula de Sexualidade



sábado, 29 de agosto de 2009

Grupo de Gestantes



Curso de Arte e Culinária



Grupo de Pais e Filhos



Passeio dos Idosos



PROJOVEM - Combate ao Fumo



PROJOVEM 7 de setembro 2008



Mutirao da Cidadania (São Roque)



Curso de Bordado




3ª Conferência Municipal de Assistência Social UTINGA 2009.



Campeonato Cabiceira do Rio



Comemoração do dia das Mães



Oficina de Arte e Ciência



quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PROJETO ESPORTE EM TODOS OS CANTOS


De acordo com o Art.04 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA-2005) é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, á cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. O Projeto Esporte em Todos os Cantos é relevante pelo seu poder de atrair o interesse dos jovens, oferecendo esportes variados e que atinjam os desejos do público usuário, oportunizando a melhora na vida social e familiar de crianças e adolescentes do município.

ORGANOGRAMA DO PROJETO ESPORTE EM TODOS OS CANTOS







Indique esta Página a um Amigo!
Nome do Amigo:

Email do Amigo:

Seu Nome:

Seu Email:


PROJETO DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA/ 2009



Consiste na oferta de Cursos Profissionalizantes para a comunidade carente do Município, oportunizando a aprendizagem de atividades que gere emprego e renda para as famílias.
  • Cursos profissionalizantes do Projeto:
  1. Cabeleireiro;
  2. Corte e Costura;
  3. Bordado.
Os cursos profissionalizantes têm duração de três meses e atendem turmas de até 30 integrantes, a cada final de trimestre forma-se uma nova turma. A cada conclusão de curso, disponibilizamos certificados. 

ORGANOGRAMA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES.
Projeto de Geração de Emprego e Renda/ 2009






Indique esta Página a um Amigo!
Nome do Amigo:

Email do Amigo:

Seu Nome:

Seu Email:


terça-feira, 25 de agosto de 2009

PROJOVEM



PROJOVEM ADOLESCENTE

O ProJovem Adolescente é um Serviço Sócio educativo de Proteção Social Básica, inserido na Política de Assistência Social (PNAS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado ao Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, instituído pela Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005, e regido pela Lei nº 11.692 (em anexo I), de 10 de junho de 2008, e dá outras providências.. Sua principal diretriz é complementar a proteção social à família, a partir do apoio direto aos jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, vinculados ou egressos de programas e serviços de Proteção Social Especial, ou sob medidas de proteção ou sócio educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, exceto em cumprimento de medida de internação.





SEDE DO PROJOVEM EM UTINGA BAHIA


SEDE DO PROJOVEM EM UTINGA - CABICEIRA DO RIO (novo)


ORGANOGRAMA DO PROJOVEM ADOLESCENTE 2009 
Distribuição dos Coletivos e Horários de Funcionamento.

As reuniões para planejamento são feitas semanalmente, as segundas feiras, de 17:00 as 19:00 horas. O acompanhamento das famílias é feito pela equipe do CRAS através das visitas domiciliares, entrevistas e acompanhamento psicológico.






Indique esta Página a um Amigo!
Nome do Amigo:

Email do Amigo:

Seu Nome:

Seu Email:


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vídeos

Logo a baixo estão os links de todos os Vídeos disponíveis no blog do CRAS, para visualizar clique no link do vídeo desejado e aguarde até que a imagem do vídeos apareça, clique sobre o botão play que se encontra no meio da imagem e em seguida o vídeo irá reproduzir, poderá demorar alguns minutos dependendo da velocidade da sua conexão de internet. Todos os Vídeos publicados aqui estão armazenados no YouTube e também podem ser encontrados no site do mesmo: www.youtube.com .

TREINAMENTO INFANTIL: ESPORTE EM TODOS OS CANTOS

TREINAMENTO FUTSAL CATEGORIA SUB 8

TREINAMENTO DE FUTSAL FEMININO: ESPORTE EM TODOS OS CANTOS

TREINO DE FUTSAL CATEGORIA SUB 13

Galeria de Fotos

Aqui a baixo estão os links de todos os Álbuns de fotos disponíveis no blog do CRAS, para visualizar clique sobre o link desejado e aguarde a inicialização dos slides de fotos, você tem opções de avançar, voltar e pausar os slides em uma barra de opções que aparece abaixo da foto ao passar o mouse em cima. Divirtam-se!

OFICINA DE ARTE E CIÊNCIAS

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

CAMPEONATO CABICEIRA DO RIO

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE UTINGA-2009

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

1º MUTIRÃO DA CIDADANIA

MUTIRÃO DA CIDADANIA (SÃO ROQUE)

PROJOVEM 7 DE SETEMBRO 2008

PROJOVEM - COMBATE AO FUMO

PROJOVEM - AULA DE SEXUALIDADE

PROJOVEM - REUNIÃO COM OS PAIS SACRAMENTO NÚCLEO

PROJOVEM - ESPORTE!

PROJOVEM - ALBUM

II JOGOS DO PROJOVEM EM UTINGA

PASSEIO DOS IDOSOS

GRUPO DE PAIS E FILHOS

GRUPO DE GESTANTES

CURSO DE ARTE E CULINÁRIA

CURSO DE BORDADO

PALESTRAS COMUNITÁRIAS


NATAL DOS IDOSOS

CAPACITAÇÃO CARAVANA DO LAZER

1º ARRAIÁ DO CRAS!!!

OFICINA DE PINTURA E TELAS

NÚCLEO DE LAGOA BONITA

ENTREGA DOS CERTIFICADOS DOS CURSOS DE CABELEIREIRO, BORDADO E CORTE E COSTURA

PROJOVEM - INAUGURAÇÃO EM CABICEIRA DO RIO

07 DE SETEMBRO 2009 - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

JOGOS DA INDEPENDÊNCIA 2009 - Esporte em Todos os Cantos e Projovem

CAPACITAÇÃO BPC NA ESCOLA 2009

Grupos

GRUPOS DE CONVIVÊNCIA


Os grupos de convivência do CRAS proporcionam aos usuários dos serviços a oportunidade de interagir com pessoas, com a família e com a comunidade, dentre os grupos desenvolvidos destaca-se o grupo de idosos, que conta com a participação efetiva de oitenta idosos da cidade. Desenvolve-se no CRAS, O grupo de Gestantes, onde se trabalha a mulher no seu processo de gestação. No CRAS ainda desenvolve-se o grupo de dependentes em parceria com o departamento anti drogas,com o apoio da equipe multiprofissional do CRAS. O Grupo de Mulheres de Utinga que ainda é uma proposta, também será desenvolvido pela equipe, atendendo mulheres carentes das comunidades, trabalhando a auto estima e a valorização da mulher na sociedade. Ainda em proposta está o grupo para atendimento a crianças, trabalhando a criança e seus pais, demandadas das escolas da rede pública de ensino e do Conselho Tutelar do Município, desenvolvendo atividades de disciplina e concentração, visando a melhora do desempenho na escola e a convivência com a família. Todos s grupos são atendidos pelo CRAS, acompanhados pelos profissionais e trabalhados de forma atenciosa, garantindo o acesso ao serviço com qualidade.
 

Ações

.................

Programas

 
PROJOVEM ADOLESCENTE

O ProJovem Adolescente é um Serviço Sócio educativo de Proteção Social Básica, inserido na Política de Assistência Social (PNAS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado ao Centro de Referência e Assistência Social – CRAS...



Projetos

A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E OS PROJETOS DO CRAS

A Proteção social básica tem como finalidade desenvolver serviços, programas e projetos locais de acolhimento e convivência. Dentro da proteção social básica o CRAS ocupa lugar de destaque na efetivação dessas ações, portanto, é uma unidade responsável pela oferta da proteção social básica, e a garantia de acesso a serviços de qualidade, programas, projetos, benefícios preconizados na LOAS (LEI ORGANICA DE ASSISTENCIA SOCIAL.)
Os projetos e programas implementados pelo CRAS destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social.
Neste plano de ação descreveremos todas as atividades inerentes aos projetos do CRAS, destacando a participação e a descentralização das ações, partindo do que preconiza a Política de Assistência Social.
Ressaltando que todos os projetos aqui apresentados estão em pleno funcionamento, estruturados e organizados com parceria da administração municipal, desenvolvendo ações de enfrentamento a pobreza e para a amenização das questões sociais emergentes.
É importante consolidar um processo de promoção social dos usuários dos serviços, portanto, implementamos o PROJETO DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA que consiste num conjunto de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente à comunidade, estabelecendo um vínculo com as famílias que participam das oficinas, acompanhando-as e avaliando-as socialmente e psicologicamente.
O Projeto de Geração de Emprego e Renda abrange os cursos de cabeleireiro, corte e costura, bordado e arte e culinária, no entanto, o desenvolvimento dos cursos e o dinamismo das ações compreendem também a socialização do grupo, a interação com a comunidade.
Através do CRAS itinerante levamos as atividades realizadas pelo Projeto para as comunidades rurais e para os bairros mais carentes da cidade, na intenção de envolver a comunidade e divulgar as atividades realizadas pelo Serviço Social.




Fale Conosco

PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA
CNPJ: 13.811.807.0001/56
Rua XV de Novembro, 08, Centro – Utinga-Ba.
Tel.: (75) 3337-1020 / 3337-1021. FAX: (75) 3337-1132

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Rua Julio Antônio Neto, 12, Centro - Utinga Ba.
Tel.: (75) 3337-1020 / 3337-1021. Ramal: 220 

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
Rua Presidente Kennedy, 05, Ponte de Tábua – Utinga-Ba.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:






Técnicos do CRAS

Psicóloga: 
Marcia Karaoglan M. N. Grassi

CRP: 
03/032 13






Assistente Social:
Cirlene Pereira Reis

CRESS: 
5852

Quem Somos


O que é o CRAS?
O CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 2.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais de política de assistência social. 
No município de Utinga o CRAS desenvolve ações junto às famílias carentes referenciadas, visando a orientação e o convívio sócio familiar e comunitário. Neste sentido é responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às famílias – PAIF - com referência territorializada, que valorize as heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e que promove o fortalecimento dos vínculos familiares, a inclusão social, a valorização do indivíduo e de suas potencialidades. 
 

Rede socioassistencial

  • Atendimento Social 
Acolhida e escuta das demandas usuárias - Horário de atendimento de segunda à sexta, das 8:00 as 14:00. Das 14:00 às 17:00 h.
  • Entrevista Familiar
Acolher, coletar dados, orientar, acompanhar e avaliar a família.
  • Visita domiciliar
Acolher, coletar dados, orientar, acompanhar e avaliar a família em seu ambiente familiar identificando problemas , vulnerabilidades e riscos sociais.
  • Grupos socioeducativos para a comunidade
Oficinas de convivência, de trabalho socioeducativo e de desenvolvimento familiar.

Serviço Sócio-educativo
  • Inclusão em núcleos de convivência;
  • Cursos profissionalizantes;
  • Supervisão e acompanhamento dos núcleos dos programas PROJOVEM ADOLESCENTE;
  • Ações Complementares;
  • Apoio às ações integradas das Secretarias Municipais;
  • Fortalecimento da rede socioassistenciais, através de reuniões sistemáticas;
  • Mapeamento e atualização da rede de serviços socioasssistenciais de proteção social básica;
  • Articulação na perspectiva de complementar as ações;
  • Projetos de geração de emprego e renda;
  • Projetos relacionados ao esporte e lazer;
  • Projetos de Proteção à criança.



Histórico da Cidade de Utinga
A descoberta do fertilíssimo Vale do Rio Utinga data de 1551, com as missões catequéticas dos jesuítas, iniciando-se aí o povoamento da região com o aparecimento das primeiras fazendas de criação. De 1843 à 1846, o Pe. Benigno José de Carvalho e Cunha, vigário de Campestre, financiado pelo Instituto de Geografia do Rio de Janeiro, viajou por todo o Vale do Rio Utinga com a finalidade de exploração, mas, tendo como objetivo principal, encontrar uma cidade abandonada. Porém, tudo o que encontrou por aqui, foram muitos quilombos de valentes e perigosos negros, fugidos das fazendas e que povoavam e cultivava o Vale do Rio Mocambo.

Com o fulgor das minas de diamante de Lençóis e Estiva descoberta em 1840, surgiu às margens do Rio Mocambo, um Arraial de casinhas, que foi chamado de Palha e que servia de pouso aos viajantes que iam para as Lavras Diamantinas ou de lá voltavam com o destino à Jacobina, Morro do Chapéu ou Orobó. O povoado de Palha, veio a servir mais tarde, de reduto de malfeitores, chefiado por Hermenegindo de Souza Santos. Por isso, as forças do Estado foram obrigadas a intervir, culminando com a destruição do Povoamento pelas tropas comandadas pelo Tenente Bitencour que incendiaram o Arraial em 1905.

A sua reconstrução, não tardou, desta vez, em terras cedidas por Joviniano Bastos e os irmãos Izidoro e Manoel de Souza Santos. Nasce assim, o Arraial de Bela Vista de Utinga com material melhor e casas de telhas formadas pela Praça Dias Coelho e uma rua que descia para o Rio Mocambo. Em 02 de agosto de 1917 foi o Povoado de Bela Vista de Utinga, elevado à categoria de Vila e criado o Distrito deste mesmo nome. É uma fase de grande crescimento com mais de cem engenhos de cana, produzindo açúcar, rapadura e cachaça, além da grande produção de feijão, milho, arroz, mandioca, fumo, batata e outros.

O comércio cresceu e foi levantado um barracão na Praça Dias Coelho. Era imensa a fartura e tudo era barato. Da Bela Vista, saiam lotes de burros para todas as regiões levando os produtos do Vale do Rio Utinga. Em 1933, o Decreto de Getúlio Vargas, criando o Instituto do Álcool e do açúcar veio descontrolar a economia de toda a região. Os engenhos foram calando, a vida de todos piorando e começou o grande êxodo, principalmente para a grande São Paulo. Em 30 de Novembro de 1938 o Decreto Estadual nº 141 de 31 de dezembro de 1943 modificou a denominação do Distrito e de sua sede para Utinga.

A necessidade de melhoramentos urbanos e a falta de escolas fizeram com que, em 1945, surgisse a idéia da emancipação de Utinga, liderada pelo Pe. João Ramos Marinho. O projeto se concretizou por força da Lei Estadual nº 550, de 27 de Abril de 1953, que criou o Município de Utinga com território desmembrado de Morro de Chapéu. Sua inauguração ocorreu em 07 de Abril de 1955. O Sr. Aristóteles Souza Neto foi Intente Municipal no período que antecedeu a posse do primeiro prefeito Sr. Otávio Monteiro. Do livro Utinga das Águas Claras...

Artigos Variados

SEJA UM JOVEM INFORMATIZADO

 
CRAS - Utinga/BA © 2009 Design by Roberto Acioli