sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Projetos

A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E OS PROJETOS DO CRAS

A Proteção social básica tem como finalidade desenvolver serviços, programas e projetos locais de acolhimento e convivência. Dentro da proteção social básica o CRAS ocupa lugar de destaque na efetivação dessas ações, portanto, é uma unidade responsável pela oferta da proteção social básica, e a garantia de acesso a serviços de qualidade, programas, projetos, benefícios preconizados na LOAS (LEI ORGANICA DE ASSISTENCIA SOCIAL.)
Os projetos e programas implementados pelo CRAS destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social.
Neste plano de ação descreveremos todas as atividades inerentes aos projetos do CRAS, destacando a participação e a descentralização das ações, partindo do que preconiza a Política de Assistência Social.
Ressaltando que todos os projetos aqui apresentados estão em pleno funcionamento, estruturados e organizados com parceria da administração municipal, desenvolvendo ações de enfrentamento a pobreza e para a amenização das questões sociais emergentes.
É importante consolidar um processo de promoção social dos usuários dos serviços, portanto, implementamos o PROJETO DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA que consiste num conjunto de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente à comunidade, estabelecendo um vínculo com as famílias que participam das oficinas, acompanhando-as e avaliando-as socialmente e psicologicamente.
O Projeto de Geração de Emprego e Renda abrange os cursos de cabeleireiro, corte e costura, bordado e arte e culinária, no entanto, o desenvolvimento dos cursos e o dinamismo das ações compreendem também a socialização do grupo, a interação com a comunidade.
Através do CRAS itinerante levamos as atividades realizadas pelo Projeto para as comunidades rurais e para os bairros mais carentes da cidade, na intenção de envolver a comunidade e divulgar as atividades realizadas pelo Serviço Social.




0 comentários:

Postar um comentário

 
CRAS - Utinga/BA © 2009 Design by Roberto Acioli