sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quem Somos


O que é o CRAS?
O CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 2.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais de política de assistência social. 
No município de Utinga o CRAS desenvolve ações junto às famílias carentes referenciadas, visando a orientação e o convívio sócio familiar e comunitário. Neste sentido é responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às famílias – PAIF - com referência territorializada, que valorize as heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e que promove o fortalecimento dos vínculos familiares, a inclusão social, a valorização do indivíduo e de suas potencialidades. 
 

Rede socioassistencial

  • Atendimento Social 
Acolhida e escuta das demandas usuárias - Horário de atendimento de segunda à sexta, das 8:00 as 14:00. Das 14:00 às 17:00 h.
  • Entrevista Familiar
Acolher, coletar dados, orientar, acompanhar e avaliar a família.
  • Visita domiciliar
Acolher, coletar dados, orientar, acompanhar e avaliar a família em seu ambiente familiar identificando problemas , vulnerabilidades e riscos sociais.
  • Grupos socioeducativos para a comunidade
Oficinas de convivência, de trabalho socioeducativo e de desenvolvimento familiar.

Serviço Sócio-educativo
  • Inclusão em núcleos de convivência;
  • Cursos profissionalizantes;
  • Supervisão e acompanhamento dos núcleos dos programas PROJOVEM ADOLESCENTE;
  • Ações Complementares;
  • Apoio às ações integradas das Secretarias Municipais;
  • Fortalecimento da rede socioassistenciais, através de reuniões sistemáticas;
  • Mapeamento e atualização da rede de serviços socioasssistenciais de proteção social básica;
  • Articulação na perspectiva de complementar as ações;
  • Projetos de geração de emprego e renda;
  • Projetos relacionados ao esporte e lazer;
  • Projetos de Proteção à criança.



Histórico da Cidade de Utinga
A descoberta do fertilíssimo Vale do Rio Utinga data de 1551, com as missões catequéticas dos jesuítas, iniciando-se aí o povoamento da região com o aparecimento das primeiras fazendas de criação. De 1843 à 1846, o Pe. Benigno José de Carvalho e Cunha, vigário de Campestre, financiado pelo Instituto de Geografia do Rio de Janeiro, viajou por todo o Vale do Rio Utinga com a finalidade de exploração, mas, tendo como objetivo principal, encontrar uma cidade abandonada. Porém, tudo o que encontrou por aqui, foram muitos quilombos de valentes e perigosos negros, fugidos das fazendas e que povoavam e cultivava o Vale do Rio Mocambo.

Com o fulgor das minas de diamante de Lençóis e Estiva descoberta em 1840, surgiu às margens do Rio Mocambo, um Arraial de casinhas, que foi chamado de Palha e que servia de pouso aos viajantes que iam para as Lavras Diamantinas ou de lá voltavam com o destino à Jacobina, Morro do Chapéu ou Orobó. O povoado de Palha, veio a servir mais tarde, de reduto de malfeitores, chefiado por Hermenegindo de Souza Santos. Por isso, as forças do Estado foram obrigadas a intervir, culminando com a destruição do Povoamento pelas tropas comandadas pelo Tenente Bitencour que incendiaram o Arraial em 1905.

A sua reconstrução, não tardou, desta vez, em terras cedidas por Joviniano Bastos e os irmãos Izidoro e Manoel de Souza Santos. Nasce assim, o Arraial de Bela Vista de Utinga com material melhor e casas de telhas formadas pela Praça Dias Coelho e uma rua que descia para o Rio Mocambo. Em 02 de agosto de 1917 foi o Povoado de Bela Vista de Utinga, elevado à categoria de Vila e criado o Distrito deste mesmo nome. É uma fase de grande crescimento com mais de cem engenhos de cana, produzindo açúcar, rapadura e cachaça, além da grande produção de feijão, milho, arroz, mandioca, fumo, batata e outros.

O comércio cresceu e foi levantado um barracão na Praça Dias Coelho. Era imensa a fartura e tudo era barato. Da Bela Vista, saiam lotes de burros para todas as regiões levando os produtos do Vale do Rio Utinga. Em 1933, o Decreto de Getúlio Vargas, criando o Instituto do Álcool e do açúcar veio descontrolar a economia de toda a região. Os engenhos foram calando, a vida de todos piorando e começou o grande êxodo, principalmente para a grande São Paulo. Em 30 de Novembro de 1938 o Decreto Estadual nº 141 de 31 de dezembro de 1943 modificou a denominação do Distrito e de sua sede para Utinga.

A necessidade de melhoramentos urbanos e a falta de escolas fizeram com que, em 1945, surgisse a idéia da emancipação de Utinga, liderada pelo Pe. João Ramos Marinho. O projeto se concretizou por força da Lei Estadual nº 550, de 27 de Abril de 1953, que criou o Município de Utinga com território desmembrado de Morro de Chapéu. Sua inauguração ocorreu em 07 de Abril de 1955. O Sr. Aristóteles Souza Neto foi Intente Municipal no período que antecedeu a posse do primeiro prefeito Sr. Otávio Monteiro. Do livro Utinga das Águas Claras...

0 comentários:

Postar um comentário

 
CRAS - Utinga/BA © 2009 Design by Roberto Acioli